Cada grupo de professores, por cor de sala, selecionou a história que leriam nas sessões de leitura. Após essa preparação, todos se reuniram, apresentaram suas propostas e trocaram ideias para aperfeiçoá-las. Cada grupo elaborou um cartaz-propaganda com a cópia da capa do livro que foi lido, a resenha e o espaço para as inscrições, fixando-o num local de fácil acesso na escola.
Foram compartilhadas com as turmas de crianças as propostas de leitura, comentando as resenhas e conversando sobre as expectativas a respeito das histórias. Não identificamos quem leria cada conto, pois isso poderia fornecer outros critérios de escolha: as crianças não optam por uma obra literária, mas por um leitor conhecido e, em especial entre os menores, há a tendência de ele ser o próprio professor, perdendo-se o potencial desse projeto, que é criar uma comunidade maior de leitores. Assim cada um se inscreve na sessão da qual deseja participar.
Hoje, o dia marcado para o evento, orientamos as crianças sobre a sala para a qual deveriam se dirigir e se preparar para ouvir a história escolhida. No começo da atividade, apresentamos o conto de modo a gerar suspense e interesse e, então, realizemos a leitura. Depois, abrimos espaço para conversar sobre a história.
Quando as crianças retornaram para as suas salas, criamos um momento de troca para que elas pudessem contar sobre a história que escutaram.
Novas sessões serão planejadas em breve.
Veja nossas fotos: